PARCE QUE ou COMME? Conjunções para escrever bem em Francês?
- langueidiomas
- 26 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Nas últimas semanas tenho pensado em temas que pudessem ajudá-los a aprimorar o conhecimento e o uso do idioma Francês. Em nosso post Como obter alta performance em Francês, trouxemos algumas dicas interessantes que valem à pena uma clicada. Portanto, não deixem de conferir!

Como havia prometido naquele post, hoje vamos comentar um pouco sobre como utilizar o encadeamento lógico da língua para escrever bem em Francês.
Vamos dividir esse assunto em dois posts: hoje abordaremos o uso das conjunções e no próximo post falaremos um pouco sobre os tipos de textos que vocês podem desenvolver de acordo com o método de abordagem escolhido.
Em primeiro lugar, é preciso que tenham em mente que não abordaremos nesse post curtíssimo os conhecimentos básicos da língua. Entretanto, esses conhecimentos são essenciais à boa escrita. Como o conhecimento gramatical e vocabular bom da língua: uso dos pronomes, preposições, os tempos verbais, as conjunções, etc. Além disso, a grafia e a acentuação das palavras também fazem parte do rol de requisitos à boa escrita.
Tendo isso em mente, sugiro que em segundo lugar dominem o uso das conjunções, pois estão relacionadas com o encadeamento lógico da língua. É importante dominá-las, pois seu uso incorreto pode gerar confusão no texto.
Hoje vamos ver as relações lógicas mais comuns, as ideias à elas associadas e exemplos de conjunções.
A ideia de causa
A ideia de causa pode ser identificada com a conjunção PARCE QUE. Essa palavra é usada para colocar causa no fim da frase. Parce que significa porque. Veja:
Ex.: Je reste à la maison parce que je suis malade.
Fico em casa porque estou doente.)
COMME: Significa como e coloca a causa no início da frase. Sentiu a diferença?
Ex.: Comme je suis malade, je reste à la maison.
(Como estou doente, fico em casa.)
A ideia de consequência
Donc, significa então e introduz uma consequência. É o resultado de algo!
Ex.: Mon rendez-vous est annulé. Je suis donc libre ce soir.
(Meu encontro foi anulado. Então, estou livre esta noite.)
Nesses dois exemplos, já podemos ver como é importante saber mais sobre as conjunções.
Aqui pudemos ver como as conjunções foram usadas para conectar ideias diferentes! Como por exemplo, estar doente e ficar em casa ou ter um encontro anulado e ter tempo livre.
As conjunções são, portanto, ferramentas essenciais para o encadeamento lógico das frases em orações e das orações em períodos, depois em parágrafos e assim, o texto todo. Indo do frases à textos complexos as conjunções perfazem uma das linhas de conexão do texto.
É claro que existem outras conjunções de causa e consequência, bem como conjunções que intencionam transmitir outras ideias ao texto como as conjunções de finalidade por exemplo. Seria legal estudar todas, tendo em vista que este post trouxe apenas algumas e tem por objetivo apenas servir de inspiração aos estudos.
Podemos falar mais sobre essa questão do encadeamento lógico do texto usando conjunções e outros meios. E se vocês gostaram desta publicação e querem saber mais sobre as conjunções e formas de bem encadear o texto, deixem seus comentários nos contando sobre sua dúvida. Assim, podemos criar outros posts sobre o assunto.
Também compartilhem com os amigos!
Para aulas e cursos de Francês não hesitem em nos contactar!
Comentários